quarta-feira, 7 de julho de 2010

OS QUATROS PILARES DA EDUCAÇÃO

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.
No relatório editado sob a forma do livro: "Educação:Um Tesouro a Descobrir" de 1999 [1], a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, da página 89-102, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.
O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu carácter subjectivo e dependente da própria entidade educadora.
Proceder-se-á de seguida a uma breve dissertação sobre cada tipo de aprendizagem deloriana.

4 comentários:

  1. Como sabemos, viver num mundo globalizado está cada dia ficando mais difícil,por isso a educação vem tendo um papel fundamental na vida de cada pessoa,pois está transformando ideias e comportamentos em ações qualificadoras das personalidades humanas.

    ResponderExcluir
  2. Dentre os quatros pilares da educação destaca-se o aprender a fazer no mundo das tecnologia, fica dificil falar em educação sem falarmos em aprender primeiro para depois aplicar na sociedade.

    alunas: Andrea e Leoneide

    ResponderExcluir
  3. O aprender; reflete em concretizar os conhecimentos adquiridos na vivencia do mundo de pesquisas; na área da educação.tril: Damiana;Vanderlania;Socorro ribeiro.

    ResponderExcluir
  4. Se todas as pessoas pensassen desta forma concerteza o nosso país já seria de primeiro mundo.pois a necessidade primordial neste momento e por em prática todas estas teórias,deixar de lado a monotoneidade de sempre e buscar o caminho da inovação para se alcançar todas estas utopias. Equipe:Rafaela Mendes Daniela,Janaína e Camila

    ResponderExcluir